– Cinco dicas de Marketing para pequenas empresas

 

Webinário promovido pela Sage apresentou os primeiros passos para empreendedores divulgarem seus negócios e se destacarem no mercado

O investimento em marketing é fundamental para as pequenas e médias empresas, entretanto, em tempos de crise econômica, a manutenção de um bom relacionamento entre as marcas e o público ganha ainda mais importância. Com o objetivo de auxiliar os empreendedores a se comunicarem de maneira assertiva com o mercado, a Sage, líder mundial no setor de softwares para PMEs, promoveu o seminário online “Primeiros passos de marketing para micro, pequenas e médias empresas”.

Apresentado por Gianna Empinotti, publicitária e especialista em Marketing e Mídias Digitais na Sage, o webinário abordou os principais conceitos na área, além de dicas para empresários atuarem na divulgação e manutenção de seus negócios. “As marcas que não buscarem destaque entre a concorrência podem acabar desaparecendo do mercado, que está cada dia mais competitivo”, afirma Gianna.

Para iniciar um trabalho em marketing, foram definidos na apresentação cinco primeiros passos:

1º – Construir uma marca forte
“Marca vai muito além do logotipo. É criar valor para que o cliente acredite no que está comprando”, diz Gianna. A especialista aconselha os empreendedores a estudarem o mercado e o perfil da empresa, a fugirem de ideias que pareçam óbvias, a serem coerentes e criarem necessidades que possam agregar valor aos consumidores.

2º – Pensar nas estratégias de divulgação
Para se comunicar com os clientes, é importante que a empresa busque os canais mais adequados. Definir a linguagem da marca, alinhada também ao perfil do público-alvo, e testar abordagens que melhor funcionem para cada empresa é a principal dica para garantir que os resultados sejam positivos.

3º – Estar presente na Internet
Construir um site com conteúdo e informações relevantes é mais uma estratégia para aproximação com o mercado, pois são comuns pesquisas sobre empresas e produtos na web. Como forma de captar contatos para futuras divulgações e prospecções, Gianna Empinotti indica que a página da empresa contenha um formulário para que os visitantes preencham seus dados.

4º – Criar relacionamentos
De acordo com a especialista da Sage, é fundamental que a empresa esteja aberta e disposta a escutar os anseios do público, algo que pode ser feito por pesquisas junto aos atuais e potenciais consumidores. “Esta é a melhor maneira de descobrir como fidelizar e conquistar novos clientes. A grande dica é executar essa tarefa constantemente”, acrescenta Gianna.

5º – Mensurar resultados
O último passo para estabelecer ações de marketing em uma PME é criar métricas para a mensuração periódica dos resultados. O empresário deve verificar quais são seus indicadores-chave de performance (KPIs, na sigla em inglês) e fazer o levantamento do retorno financeiro sobre o investimento nas atividades de comunicação. Gianna indica também o acompanhamento da evolução das vendas, que pode ser feito de maneira ágil por sistemas de gestão como o Sage Start.

O evento online sobre Marketing fez parte da iniciativa Superação Sage, que consiste na entrega de e-books e treinamentos gratuitos a empreendedores, além de descontos exclusivos em ferramentas que podem ajudar as empresas. A gravação completa do webinar e de outros já realizados está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=X0ZR5E-Ka3k&list=PLUY1YSKg-taFEoSWse2DjwPSVCvdhaSMa

Sobre a Sage
A Sage estimula o sucesso de empresas e comunidades ao redor do mundo por meio do uso de tecnologias inteligentes e da criatividade das pessoas. Ao reinventar a forma de fazer negócios e levar energia, experiência e soluções inovadoras, a Sage inspira seus clientes a realizar seus sonhos. A empresa trabalha com uma rede próspera de empreendedores, donos de negócios, comerciantes, contadores, parceiros e desenvolvedores que conduzem a economia global para oferecer a seus clientes produtos e suporte em áreas como contabilidade, recursos humanos, folha de pagamento, planejamento de recursos e pagamentos. Com 14 mil empregados e operações em 24 países, a Sage faz parte do FTSE 100, índice que reúne as 100 ações mais representativas da Bolsa de Valores de Londres. A Sage chegou ao Brasil em 2012 com a aquisição das empresas IOB, Folhamatic, EBS e Cenize, além de já atuar no país com a operação da SageXRT desde 2007.

Mais informações em: www.sage.com.br